Baixa imunidade pode causar problemas bucais?

Um sistema imunológico fragilizado permite a proliferação de microrganismos nocivos, prejudicando o equilíbrio do organismo humano. Pegar resfriados com frequência podem ser alguns dos sintomas que indicam a baixa imunidade. Além de outros avisos que seu corpo recebe sobre a falta de proteção.

E a saúde bucal não fica de fora. O sorriso reage de uma forma bem parecida e as complicações, como aftas, estomatite, herpes, inflamações gengivais, doenças periodontais e mau hálito tratam de aparecer.

A ação de bactérias, fungos e vírus, começa pelos órgãos que permitem interações com o meio ambiente. Portanto, a boca é um dos principais canais de acesso desses microrganismos.

Saiba quais doenças têm relação com sua saúde bucal

Aftas

Pequenas feridas, grandes incômodos. Uma feridinha de forma arredondada, com o centro amarelado ou esbranquiçado, que se formam dentro da boca. Já que são dolorosas, podem ser utilizados pomadas analgésicas e corticoides tópicos para diminuir as dores e controlar infecções. Ademais, bochechos com enxaguantes bucais também ajudam a impedir a proliferação de bactérias.

Estomatite aftosa

A estomatite aftosa provoca vermelhidão, úlceras, aftas, feridas e dores na boca e nas gengivas. Ou seja, é uma doença inflamatória, cujas lesões aparecem e se curam sozinhas. No entanto, causa muita dor e dificuldade para engolir. Para amenizar os incômodos, existem medicamentos naturais ou sintéticos, com características anti-inflamatórias e antibióticas.

Herpes

Essa doença é contagiosa, dolorosa e não tem cura. O herpes labial é causado por um vírus e que pode atingir os lábios, a cavidade bucal e as gengivas. A baixa imunidade favorece a ação do vírus, que causa bolhas e feridas doloridas. Nesse sentido, os medicamentos podem aliviar a dor e reduzir o tempo das erupções.

Inflamações Gengivais

A inflamação gengival, pode ser identificada por alguns sintomas: vermelhidão, sangramento e dor nas gengivas. Ademais, pode provocar, também, gosto ruim e mau hálito.

Nesse sentido, a causa da gengivite é o acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Isso acontece, principalmente, quando a higienização é inadequada ou ineficiente.

Ou seja, com uma baixa imunidade, o portador percebe uma maior velocidade e intensidade na inflamação. Em casos mais graves, a gengiva pode retrair, deixando os dentes mais longos e a raiz exposta. Por isso, a gengivite deve ser logo tratada por um profissional, evitando que se transforme em uma doença periodontal.

Periodontite

Por certo, quando a gengivite não recebe o devido tratamento, sem dúvidas, a gengivite pode evoluir para uma periodontite.

Dessa maneira, começa a atingir os tecidos de suporte dos dentes, ossos e ligamentos. Além dos sintomas de gengivite, a periodontite faz com que os dentes comecem a perder sua estrutura.

O tratamento dentário, nesse caso, é urgente, pois pode chegar à perda dos dentes. Os procedimentos odontológicos compreendem limpeza, raspagem e alisamento radicular, podendo ser necessária, em algumas situações, uma intervenção cirúrgica.

Combatendo a baixa imunidade

Nesse âmbito, combater a baixa imunidade significa, em outras palavras, aumenta-la e nutri-la. Para isso, algumas ações são necessárias, em função das causas identificadas. E, para isso, é fundamental uma vida ativa, com, no mínimo, 15 minutos de sol por dia, e uma alimentação balanceada.

Alimentos que ajudam a aumentar a imunidade:

• Frutas cítricas;

• Folhas verde escuras;

• Cereais, integrais e grãos;

• Castanhas;

• Peixes e azeite (ômega 3);

• Cebola, alho, pimenta e gengibre;

• Própolis;

• Iogurte natural.

Cuide-se! É de relevância máxima proteger sua saúde mental, com atividades leves e relaxantes, procurando estar perto de quem ama e diminuindo o ritmo.

Afaste-se da vida sedentária, alimente-se bem, durma pelo menos oito horas por noite, hidrate-se e tome sol. Fuja da baixa imunidade. Afinal, prevenir é o melhor caminho.

Outrossim, não subestime as vantagens de uma boa rotina de higiene bucal. Cuide de seus dentes, de sua boca e de sua saúde bucal. Um sorriso bem cuidado ainda é o melhor cartão de apresentação.

No entanto, caso perceba algum problema dentário, conte com a Uniodonto Passos. Cote e contrate os melhores planos odontológicos para você e sua família direto no site, com rapidez e sem burocracia.