Conheça alimentos que ajudam a manter seus dentes saudáveis



Quando pensamos em alimentação um dos pensamentos que nos vem é quantos quilinhos a mais podemos ganhar, mas pouco se pensa na saúde dos dentes. A escovação, alinhada com uma boa alimentação, deixa nossos dentes mais saudáveis, fortes e brancos.


Para auxiliá-lo nessa descoberta, separamos uma lista com alimentos que não podem faltar no seu cardápio para obter a saúde bucal desejada.


1. Água


A água é fundamental para todas funções vitais do corpo. Com os dentes, não é diferente! Ela atua como um forte mecanismo de limpeza e higienização da boca.


2. Brócolis


Se você deseja proteger o esmalte dos dentes, o brócolis é ideal, pois o ferro e o cálcio presentes no alimento contribuem para isso.


3. Castanha-do-Pará


As sementes de castanhas possuem um óleo que formam uma película sobre os dentes, protegendo-os contra as bactérias.


4. Cenouras


A cenoura é um alimento que contém muitos benefícios, entre eles estão: boca hidratada, estimulação da saliva e auxílio na remoção da placa bacteriana.


5. Espinafre


O espinafre é rico em fibras e auxilia na limpeza dos dentes, além de aumentar a salivação.


6. Frango


Quer evitar cáries? Além da escovação, claro, uma ótima opção é o frango, sendo este um alimento cariostático.


7. Leite


Beber leite desde criança ajuda a fortalecer o desenvolvimento dos dentes, além de protegê-los de substâncias mais ácidas.


8. Maçã


A maçã contribui para a limpeza dos dentes a cada mordida, pois é um alimento detergente.


9. Morangos


Um aliado na luta contra as manchas; é o morango. A fruta possui vitamina C que combate o acúmulo de placa bacteriana.


10. Pepino


Os pepinos além de ajudarem no alívio das olheiras, também ajudam na produção de saliva, limpando os dentes e removendo as bactérias naturalmente.


11. Uvas Passas


Dezembro chegou e com ela vêm a implicância com as passas nas comidas, né? É hora de parar! Sabia que as uvas passas são eficientes na saúde bucal? As sementes podem prevenir cáries, doenças periodontais e o acúmulo de placa.


12. Pera


A pera é um alimento fibroso, por isso são encarregadas de eliminar o biofilme oral. A fruta aumenta a salivação, além de prevenir cáries e doenças na gengiva.


13. Salmão


Para dentes fortes e saudáveis o salmão, com seu cálcio e vitamina D, é o alimento ideal.


14. Queijos


Ricos em cálcio, possuem em sua gordura uma proteína que age no esmalte do dente impedindo a entrada de bactérias intrusas.



Uma alimentação saudável é capaz de eliminar diversas doenças. Entretanto, não se esqueça que uma boa escovação, o uso de fio dental, e as visitas periódicas ao

dentista são indispensáveis para a manter a saúde bucal.


0 visualização0 comentário