Dor de cabeça; a causa pode estar na sua boca

Sentir dor de cabeça costuma ser algo comum na sua rotina? Descubra se esse problema tem alguma relação com sua saúde bucal.

Sentir dor de cabeça é um incômodo e atrapalha a rotina de qualquer pessoa. Estresse, problemas neurológicos, sinusite e gripe são algumas das causas, mas o problema também pode ter relação com a sua saúde bucal. Sim, a sua dor de cabeça pode ser resultado de algum problema dentário.

Tem dias que ela é a sua maior preocupação e, muitas das vezes, você não consegue ter uma rotina saudável por causa desse incômodo não é mesmo?

Não fique surpreso, saiba que isso é muito comum e uma simples visita ao dentista pode te ajudar a se livrar dessa dor de cabeça.

Qual a relação entre a dor de cabeça e os dentes?

Toda a estrutura de nervos, músculos e articulações na face é uma só. Dessa forma, uma situação de tensão nos músculos da boca ou estrutura óssea pode ocasionar dores de cabeça, ouvidos ou outras regiões do rosto.

Logo, alguns problemas odontológicos podem ser responsáveis por uma dor de cabeça persistente.

Quais problemas odontológicos podem provocar dor de cabeça?

Há mais de 200 causas de dor de cabeça e algumas delas estão ligadas à saúde bucal. Confira aqui as principais:

Bruxismo: o ato de ranger ou apertar os dentes durante a noite pode tensionar a musculatura da face, causando inflamações nos nervos e provocando dor nos dentes. Lembrando, que bruxismo têm relação com a qualidade de vida do paciente. É importante a mudança de hábitos, diminuir a ansiedade e estresse e realizar atividades físicas.

Infecções no dente ou gengivas: problemas como gengivites, periodontites ou cáries, além de causarem dor de dente, também podem gerar dor de cabeça.

DTM: a dor de cabeça intensa é um dos sintomas da DTM, uma disfunção na articulação temporomandibular (ATM), articulação responsável por ligar a mandíbula e o osso temporal do crânio. Localizada bem ao lado dos ouvidos, essa é uma região super flexível que permite a mastigação e a fala. Problemas por ali podem acontecer por vários motivos: estresse, ansiedade, desgaste no osso e outras causas. A doença é caracterizada por uma dor miofascial na musculatura da mastigação, envolvendo os músculos mais comuns, como pterigóideo, masseter e temporal.

Tratamento no dentista

E esses problemas causados pela boca podem ser tratados no dentista? Com toda certeza!

As visitas periódicas ao dentista garantem que esse profissional faça o diagnóstico correto, identifique de onde vem a dor e faça o tratamento correto.