ENDODONTIA: ENTENDA QUAIS TRATAMENTOS ESSA MODALIDADE OFERECE


Assim como na medicina, a odontologia possui diversas áreas e especialidades visando um melhor e mais completo atendimento ao paciente. A endodontia é uma especialidade que trata especificamente da estrutura interna do dente. Uma função fundamental para uma saúde bucal, pois se a parte interna do dente não está saudável, ela dificilmente se manterá por muito tempo.


O procedimento mais conhecido é o tratamento de canal. A maioria das pessoas já ouviram falar, conhece algum amigo ou parente que precisou fazer. Porém, esse não é o único trabalho feito pelo endodontista.


Confira neste post o que a endodontia pode fazer por você e quando se consultar.


Cárie dentária


Uma cárie dentária profunda é o problema mais comum que leva à indicação para um endodontista. A cárie profunda pode levar à entradas de bactérias dentro do dente, causando uma infecção e/ou inflamação do local. O endodontista tem domínio das técnicas para realizar esse procedimento. Ele remove a parte infectada, limpa e desinfecta toda área interna para preservar a saúde do dente.


Trincas, fraturas e outras traumas


O tratamento endodôntico pode ser indicado sempre que houver algum tipo de lesão, trauma ou fratura nas partes mais internas do dente, como uma inflamação da polpa dentária ou até uma agressão, como uma pancada. Sempre que você sofrer algum tipo de lesão no dente, como uma fratura devido à queda ou à prática de determinados esportes, é importante consultar um dentista, uma vez que essas ações podem lesionar as partes internas do dente, causando inúmeros problemas que podem levar à perda do dente.


Quando visitar o endodontista?


É sempre bom visitar este especialista para realizar consultas preventivas, mas algum sinal de alerta para você se consultar com o endodontista:


  • dor espontânea;

  • sensibilidade intensa e de grande duração ao calor ou ao frio;

  • incômodo ao toque e à mastigação;

  • presença de pus próximo à gengiva.


O tratamento endodôntico é extremamente importante porque evita que o dente inflamado tenha de ser extraído e, ainda, previne que a infecção não tratada se espalhe por toda a boca, gerando problemas ainda maiores.


Cobertura para a sua saúde bucal


Com os planos odontológicos da Uniodonto Passos você tem acesso aos tratamentos de endodontia e garante que sua boca fique sempre saudável.




9 visualizações