Você já ouviu falar de bruxismo?



O bruxismo é o ato de apertar ou ranger os dentes, e ele acontece quando os dentes entram em contato entre si de maneira agressiva. Esse contato pode ou não produzir sons, podendo atingir crianças e adultos.

Esse mal causa alguns desconfortos, como insônia, dor de cabeça, dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço e na face, além, claro, dos prejuízos na saúde bucal.


Acredite se quiser, mas o bruxismo é mais comum do que se pensa e faz parte da vida de 40% dos brasileiros segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por ser algo comum, decidimos contar para você mais um pouco sobre esse problema, explicando com mais detalhes os tipos de bruxismo, suas principais causas e as formas de tratamento.


Quais os tipos de bruxismo?


O bruxismo pode acontecer tanto durante o sono quanto no período que a pessoa encontra-se acordada. Porém, o mais comum é que ocorra durante a noite, enquanto a pessoa dorme, durante o sono. O bruxismo noturno pode ter origem física ou emocional.


Há também o bruxismo diurno. Esse acontece durante o dia, enquanto a pessoa está acordada, e costuma ser relacionar às atividades que exigem esforço físico ou muita concentração.


Conheça as principais causas do bruxismo


Há diversos fatores que estão associados ao desenvolvimento do distúrbio, podendo ser: físicos, genéticos e psicológicos. Conheça os mais comuns:


  • Estresse e ansiedade

O distúrbio surge como uma resposta do corpo à tensão acumulada, principalmente no caso do bruxismo diurno.


  • Genética

Sim, acontece do bruxismo ser um fator hereditário, ou seja, passado de pai para filho.


  • Medicamentos

Cuidado! Medicamentos antidepressivos podem causar a condição do bruxismo como efeito colateral.


  • Desalinhamento dos dentes

O desalinhamento dos dentes pode levar ao bruxismo, porque compromete o fechamento adequado da boca.


  • Refluxo estomacal

O refluxo do ácido gástrico do esôfago para a boca também pode provocar o distúrbio como consequência do incômodo causado pelo refluxo.


Como tratar o bruxismo?


Os portadores do bruxismo devem procurar ajuda de um dentista para determinar a causa do problema. Infelizmente, o bruxismo não tem cura, mas não fique desapontado, existem diversos métodos para aliviar a dor e os sintomas da doença.


O método de tratamento mais comum é a placa dentária de proteção, que serve para conter os movimentos da mandíbula, reduzindo a dor e o desgaste nos dentes.


Conheça outros métodos:

  • Toxina botulínica

  • Aparelho ortodôntico

  • Medicamentos

  • Fisioterapia facial

  • Técnicas de relaxamento muscular

  • Quiropraxia.


O dentista irá ajudar a identificar a melhor forma de tratamento, passar as recomendações para o caso específico e tirar todas suas dúvidas.


Na Uniodonto, você pode contar com a assistência dos nossos profissionais cooperados para encontrar o melhor tratamento.


0 visualização