Você já ouviu falar de bruxismo?

O bruxismo é o ato de apertar ou ranger os dentes, e ele acontece quando os dentes entram em contato entre si de maneira agressiva. Esse contato pode ou não produzir sons, podendo atingir crianças e adultos.
Esse mal causa alguns desconfortos, como insônia, dor de cabeça, dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço e na face, além, claro, dos prejuízos na saúde bucal.
Acredite se quiser, mas o bruxismo é mais comum do que se pensa e faz parte da vida de 40% dos brasileiros segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Por ser algo comum, decidimos contar para você mais um pouco sobre esse problema, explicando com mais detalhes os tipos de bruxismo, suas principais causas e as formas de tratamento.
Quais os tipos de bruxismo?
O bruxismo pode acontecer tanto durante o sono quanto no período que a pessoa encontra-se acordada. Porém, o mais comum é que ocorra durante a noite, enquanto a pessoa dorme, durante o sono. O bruxismo noturno pode ter origem física ou emocional.
Há também o bruxismo diurno. Esse acontece durante o dia, enquanto a pessoa está acordada, e costuma ser relacionar às atividades que exigem esforço físico ou muita concentração.
Conheça as principais causas do bruxismo
Há diversos fatores que estão associados ao desenvolvimento do distúrbio, podendo ser: físicos, genéticos e psicológicos. Conheça os mais comuns:
Estresse e ansiedade
O distúrbio surge como uma resposta do corpo à tensão acumulada, principalmente no caso do bruxismo diurno.
Genética
Sim, acontece do bruxismo ser um fator hereditário, ou seja, passado de pai para filho.
Medicamentos
Cuidado! Medicamentos antidepressivos podem causar a condição do bruxismo como efeito colateral.
Desalinhamento dos dentes
O desalinhamento dos dentes pode levar ao bruxismo, porque compromete o fechamento adequado da boca.
Refluxo estomacal
O refluxo do ácido gástrico do esôfago para a boca também pode provocar o distúrbio como consequência do incômodo causado pelo refluxo.
Como tratar o bruxismo?
Os portadores do bruxismo devem procurar ajuda de um dentista para determinar a causa do problema. Infelizmente, o bruxismo não tem cura, mas não fique desapontado, existem diversos métodos para aliviar a dor e os sintomas da doença.
O método de tratamento mais comum é a placa dentária de proteção, que serve para conter os movimentos da mandíbula, reduzindo a dor e o desgaste nos dentes.
Conheça outros métodos:
Toxina botulínica
Aparelho ortodôntico
Medicamentos
Fisioterapia facial
Técnicas de relaxamento muscular
Quiropraxia.
O dentista irá ajudar a identificar a melhor forma de tratamento, passar as recomendações para o caso específico e tirar todas suas dúvidas.
Na Uniodonto, você pode contar com a assistência dos nossos profissionais cooperados para encontrar o melhor tratamento.